BPC por Dib Carneiro Neto

BPC: Beatles revisitados a serviço da iniciação musical

Quando vi de perto uma apresentação do quinteto BPC, percebi que os pais ficavam excitadíssimos com a ideia de proporcionarem aos filhos pela primeira vez a chance de “sair do chão”, pular, gritar e vibrar com hits que todos sabem cantar juntos. Entendi de cara um lance fundamental: mais do que um mero divertimento, também há um forte componente de ‘iniciação musical’ em todo o projeto Beatles Para Crianças.

Agora, com o encarte deste incrível CD, isso fica de novo comprovado. Temos aqui mais do que um encarte: trata-se de um verdadeiro “manual do rock”, com explicações deliciosas sobre os quatro movimentos do gênero, os instrumentos mais característicos das bandas, os looks que a garotada pode adotar na hora do “partiu balada” e até dicas para os ‘roqueirinhos de primeira viagem’: como produzir aquelas luzinhas no escuro, a forma ‘certa’ de balançar os braços e assim por diante. Fiquei com vontade de ser criança de novo para reviver a experiência de minha primeira balada, tendo em mãos “meu primeiro CD de rock”.

Ensinar música dessa forma tão bem pensada, tão divertida e interativa é o grande achado do projeto BPC. Vejam o que escreveu um dia o psicanalista e educador mineiro Rubem Alves (1933-2014): “Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, eu não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.”

Pois essa tal “experiência da beleza” está presente neste CD. Não há como negar. Cada faixa foi muito bem escolhida e integrada ao projeto. Os arranjos são originais, não são cópias ou meras reproduções de sucessos planetários. Não estamos ouvindo covers do quarteto de Liverpool. De forma alguma. Os cinco ‘rapazes’ do projeto BPC nem sequer se vestem como os Beatles. Perucas? Acessórios? Nem pensar. O barato deles parece ser outro: querem provar que as releituras de grandes sucessos têm potencial para rejuvenescer a alma, integram gerações, facilitam a convivência, contribuem para uma formação ética e saudável, estimulam a expressão corporal, enfim, abrem portas para um mundão musical a ser descortinado por essa moçadinha em idade de começar a se chacoalhar nas pistas, mergulhando de cabeça – e com responsabilidade – no reino do ‘twist and shout’.

Fabio Freire (idealizador, diretor musical, educador, vocalista e violonista), Eduardo – Ludi – Puperi (guitarra, teclados e gaita), Humberto Zigler (bateria), Johnny Frateschi (baixo) e Gabriel Manetti (vocalista. ator, dublador e arte educador) dominam completamente todo o repertório dos Beatles, mas nos apresentam cada canção com sabor de novidade, com pegada contemporânea, de olho no interesse das novas gerações. Fazem rock de verdade, mas sem medo de incluir alguns instrumentos novos, lúdicos e divertidos, como ukulele, charango, kazoo e washboard.

Em pouco mais de dois anos, eles já passaram da marca de 300 shows – e todos invariavelmente acabam com pais e filhos cantando e dançando juntos, numa experiência única e muito rica de interação musical. Agora, com este disco, a ‘baladinha pais e filhos’ vai poder se estender para dentro de casa, com móveis arrastados para um canto e o tapete liberado para suportar muitos pulos e uma enorme euforia.

“A música é um remédio, um tônico, suco de laranja para o ouvido”, escreveu o neurolinguista inglês Oliver Sacks (1933-2015). A frase se encaixa como luva no encantador projeto educativo do grupo BPC. Assim como vale lembrar de mais essa pérola do saudoso Rubem Alves: “Os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.” Fabio, Ludi, Humberto, Johnny e Gabriel, inegáveis professores de rock, nos presenteiam aqui com um CD que é puro sonho e que, com certeza, vai despertar vocações e novos talentos mirins – e nos ajudar a educar nossos filhos para o amor. Para sempre, Beatles.   

 

Dib Carneiro Neto é jornalista, crítico de teatro infantil e dramaturgo

Um quinteto;
um show de rock para as crianças;
um repertório incrível; histórias contadas e cantadas;
participação das crianças tocando instrumentos com a banda;
a família se divertindo; os pais em cima do palco num coral surpreendente;
efeitos sonoros e instrumentos inusitados; um show para crianças onde os adultos saem suados de tanta animação;

...tudo isso num espetáculo dinâmico, animado e com música de qualidade! 

Foto: Paulo Cunha

Beatles para Crianças é um projeto criado por Fabio Freire, educador, músico e diretor musical.

Com sua experiência de professor de música há mais de dez anos para crianças de todas as idades, com quatro cds compostos para o público infantil e diversas apresentações musicais e teatrais, Freire se reuniu com outros 3 músicos e o ator Gabriel Manetti para formar este show. 

 

A ideia é fazer um show de rock para as crianças, onde todas as gerações se divirtam e apreciem boa música e boas histórias. As crianças e os adultos participam de brincadeiras com as canções, sobem ao palco para fazer vocais e tocar alguns instrumentos com a banda e de deliciam com canções que não deixam ninguém ficar parado.

O projeto ganhou força quando Fabio foi selecionado pela Rede Globo de televisão, para conhecer o Beatle Paul McCartney, em Recife, no ano de 2012.

Os vídeos das apresentações deste projeto encantaram os jurados e o ídolo. Assim o projeto ganhou autorização “oficial” do mestre.

 

Desde então, o grupo se apresenta em eventos, escolas, Sescs e projetos por todo o Brasil. Desde outubro de 2014, o grupo vem se apresentando em diversas casas de shows e teatros por todo o Brasil. O show conta com uma grande interação do público, projeções de fotos, vídeos e um aparato técnico de luz e som que acrescentam mais potência às canções do quarteto britânico. É um bom lugar para toda a família se divertir como nunca, curtindo música de qualidade.

SHOWS

Dois espetáculos foram concebidos pelo projeto, "Meu Primeiro

Show de Rock" e "A Bagunça Continua!". 

O primeiro show é a primeira vivência das crianças e famílias num show de rock de verdade e com tudo que se tem direito. 

Começando pelos movimentos de rock, balançando a cabeça, socando o ar com os braços, pulando sem parar e solando o ar com o Air Guitar, o show envolve a todos com as luzinhas acesas no blecaute, com os refrões cantados junto com a banda e com as histórias incríveis que costuram as apresentações por todo o tempo. E no final as crianças ainda recebem como recordação um Certificado de Meu Primeiro Show de Rock. 

Foto: eterne stúdio
Foto: eterne stúdio

O espetáculo "A Bagunça Continua" foi criado partindo das experiências adquiridas com o projeto nos três primeiros

anos de shows ininterruptos.  

É uma continuação do primeiro show de rock, sempre regado com muito rock, muitas histórias e muita boa bagunça. O espírito e o poder 

do rock se consolidam nesse show. O repertório foi altamente pensado e testado nos próprios shows do grupo, entendendo as dinâmicas e as possibilidades de cada canção. Assim nasceram as histórias naturalmente. Neste espetáculo a projeção de vídeo ainda é mais 

interativa, participando efetivamente dos momentos marcantes. O vídeo está muito presente nesse show. O público canta, dança, ajuda a

banda em algumas missões e se diverte com música boa e boas referências.

CONTEÚDO

Cada vez mais o projeto Beatles Para Crianças abre novas fronteiras para oferecer conteúdo de qualidade para as crianças e suas famílias.

 

Nossa produção caminha no sentido de dar continuidade na experiência vivida durante o show. Continuar em contato com as crianças oferecendo música de qualidade, conteúdo interessante e material para as crianças aprenderem e se divertirem.

 

Nessa busca criamos o projeto Coral BPC, que reune mais de 30 crianças em encontros semanais de muita música, teatro e jogos. o repertório do coral não podia ser outro a não ser as canções dos Beatles e os arranjos criados com muito carinho pela banda BPC.

 

Nossos canais na internet também criam um espaço de conversa entre o grupo e as famílias. No youtube temos nosso canal BPC Rocks, que mostra as nossas viagens, curiosidades sobre o mundo do rock e muito mais!

A Rádio BPC também é umas das nossas descobertas. Disponível na internet na www.radiomegabrasilonlinecom.br, estamos todas as semanas no ar com novidades, entrevistados e muita música boa.

Também criamos uma parceria com o UOL Educação, onde oferecemos cursos de instrumentos e construção de instrumentos para as crianças e pais fazerem juntos em casa. 

Foto: arquivo pessoal

Nessa caminhada também conhecemos a criação de conteúdo 

literário para as crianças e para escolas de ensino regular.

Publicamos o primeiro livro "Beatles Heróis" em formato de HQ, com uma história clássica de heróis contra vilões. E a banda

dos garotos resolve salvar o planeta de seu maior vilão. E eles

se transformam em Beatles Heróis.

A outra publicação é um caderno de atividades lúdicas. 

Passatempos relacionados ao show, aos Beatles, à língua 

inglesa e à música. Pura diversão misturada com conteúdo.

BEATLES
PARA CRIANÇAS